Fabricada em ferro fundido, no século XIX, na fundição francesa Societé Anonyme de Hauts-Fourneaux e Fonderies du Val-D’Osne, de acordo com o desenho de Marthurin Moreau, a imagem da Deusa Flora faz parte da paisagem soteropolitana e, desde a sua importação, nos fins do século XIX, já estev instalada em diferentes pontos da capital baiana: segundo registros, a imagem da Deusa já compôs a paisagem da Praça Municipal, do jardim de Nazará (Praça Almeida Couto), da Avenida Manoel Dias, e da Praça Nossa Senhora da Assunção, por muitos conhecida como Praça D. Flora, onde permance até a presente data.
Quando do início dos trabalhos, a imagem encontrava-se na Praça Nossa Senhora da Assunção, no bairro da Pituba; instalada, diretamete no solo e acometida por inúmeras patologias (corrosão, fissuras, lacunas, descascamento de pintura), estando portanto em péssimo estado de conservação.
Dentre os trabalhos empreendidos pela Dolmen, podem ser citados: remoção da pintura e dos subprodutos da corrosão; recomposição de lacunas e calafetagem das fissuras; aplicação de camadas protetivas e pintura.Terminado o processo de restauração, a imagem foi instalada sobre pedestal também executado pela empresa.
Clique para compartilhar: