Igreja Matriz de S.Gonçalo

PERÍODO: 2011
OBRA: Restauração completa
LOCAL: Pça. Barão de São Francisco. O monumento integra o Centro Histórico de São Francisco do Conde/Bahia

Poucos são os registros encontrados quanto à história deste destacado monumento. Surgida inicialmente como uma capela, nos meados do século XVII (1678), a igreja Matriz de São Gonçalo nasce juntamente com a freguesia, onde no ano de 1695 fica o Pe. Luiz de Souza Marques responsável pela condução desta paróquia. Tem-se registro que houve uma autorização para a reconstrução por parte da Coroa Portuguesa no dia 8 de julho de 1703. Frei Agostinho de S. Maria, em 1722, assinala a existência de quatro imagens da Virgem no templo, sob as invocações da Encarnação, do Pilar, do Amparo e do Rosário. As duas últimas veneradas por pardos e negros, respectivamente. N. Sra. da Encarnação estava "collocada em huma rica Capella". A Matriz passou por uma restauração no ano de 1879, quando provavelmente teria sido substituídos os altares primitivos por neo-clássicos e realizado o atual frontão, onde segundo placa existente na nave central da igreja, o monumento foi restaurado durante a administração do Presidente da Província, Dr. Antonio de Araújo de Aragão Bulcão. D. Almerinda Catarino da Silva faz a doação em 1957, do piso de ladrilhos cerâmicos para nave e altar.
 
 
Estado Geral de Conservação:
 
Segundo o parecer técnico da Dra.Cibele Santiago, do NTPR "O estado geral de conservação dos monumentos não é bom.Embora a caixa de muros não apresente deformações e/ou lesões que possam trazer qualquer preocupação no momento.Porém a sua cobertura, revestimento e demais elementos arquitetônicos do edifício encontram-se em estado deplorável".
 
Aspectos gerais da degração:
 
Cobertura: -Penetração maciça de água afetando paredes e principalmente o madeirame. -Ploriferação de microorganismos, pois são encontrados biofilmes em todas as partes -Ataques de insetos xilófagos. -Madeiras aprodecidas em pontos vitais da estrutura - Escoramentos inadequados e consolidações que estão sobrecarregando o sistema. Revestimento Externo: -Os rebocos e alvenaria de tijolos atacados por sais com diversas reintegrações de reboco. -Presença da "lepra" pontual no revestimento externo. No mês de julho de 2012 a Matriz de São Gonçalo foi entregue restaurada à Prefeitura de São Francisco do Conde, ficando pendentes as cantarias externas incorporadas aos monumentos que foram encontradas durante os trabalhos de restauração. Bibliografia: Parecer Técnico do NTPR IPAC Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia.
 
Participaram deste trabalho: Engenheiro Responsável: Eduardo da Cruz Rios - Arquiteta Responsável: Cláudia Públio - Especialista em Monumentos: Carlos Barbosa - Técnico em Restauração: Anderson Lima - Meste de Obras: Raimundo Nonato - 
 


Clique para compartilhar:

Galeria


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades